terça-feira, 28 de setembro de 2010

A EEFM Figueiredo Correia realiza projeto de arborização Sex, 24 de Setembro de 2010 - materia na Crede 19

No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore. arborização dos espaços urbanos aumenta a qualidade de vida dos moradores de uma cidade, uma vez que as plantas também contribuem para a retenção de materiais poluentes; além de favorecer melhor aprendizado dos alunos, nas salas de aula, trabalhando, com a comunidade escolar, a importância da arborização e posterior conservação das mesmas.
Com esse intuito, através do Projeto de Arborização, criado pelos professores do Lei, Maria do Carmo Anastácio Calábria e Cleyton Oliveira; desenvolvido com o apoio dos professores: Dores Pinheiro (Geografia), Ronaldo Freitas, Marivando e Valdênia (Laboratório de Ciências), Luzia Neta (Português), Graça Linhares (Matemática), Edna Tavares (Coordenadora do Centro de Multimeios), em parceria com o Núcleo Gestor da EEFM Figueiredo Correia, em Juazeiro do Norte.
OBJETIVOS:
Promover uma arborização planejada da escola;
Estudar com os alunos a fim de que possam conhecer as espécies de plantas, plantio de vasos, reprodução de plantas, pragas e doenças das plantas;
Conscientizar a comunidade escolar da importância da arborização da cidade;
Distribuir mudas para arborização onde a escola se localiza.
ESTRATÉGIAS: palestras, oficinas, folhetos ilustrados, visita a parques, plantio de mudas, buscando incentivar os alunos da rede gerando contato mais íntimo com a natureza e os cuidados que ela necessita.
Primeira etapa:
Visitas dos alunos na Escola de Educação Ambiental;
Planejamento por área com os professores.
Segunda etapa:
Palestras para professores no planejamento sobre o Geopark para conscientizarem da importância de conhecer a flora local;
Criação de um cordel com o tema preceitos ecológicos de Padre Cícero.
Terceira Etapa:
aula de campo nos geo-sítios com os professores para que possam utilizarem no seu dia-a-dia.
Quarta Etapa:
trabalhar o tema em sala de aula com os alunos e posteriormente criar slides, vídeos, paródias, concurso, cordeis, construção de blogs educativos.
Quinta Etapa:
no dia 21/09 (dia da árvore) haverá distribuição de mudas, palestras, show musicais, gincanas, cartazes, concurso de poesia.
A comemoração do dia da árvore caracterizou uma das etapas do projeto, havendo palestras: com os professores Marivando e Tania Pinheiro, exposiçao do Cordel de Preceitos Ecológicos de Padre Cicero, concurso de cartazes e poesias, gincanas de sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTIVAL DE POESIA

FESTIVAL DE POESIA
UMA HOMENAGEM A PATATIVA DO ASSARÉ